4 de abril de 2011

HINO DA COMUNIDADE DE MARIANA: RELATO HISTÓRICO

DEDICAÇÃO DO AUTOR

MARIANA, pelos seus relatos históricos, estás a altura dos seus 105 anos (na época em que o hino foi escrito era essa idade, hoje já são 111 anos). Recebas este Hino, como um gesto de amor, reconhecimento e valorização da sua história, ofertado por este teu filho, que muito almeja o seu desenvolvimento.

Não importa se o que sonho para ti, não sejas por mim vivenciado. Este Hino expressa justamente este sentimento, este ideal, que transfiro para que as gerações que virão depopis de mim possam abraçá-la e concretizá-la. Neste mometo, nestas gerações me sentirei, pelo menos representado.

Coincidamente, concluo este trabalho no dia 08 de maio de 2005. Segundo Domingo de Maio. Dia pelo nosso calendário consagrado as nossas Mães. Em se tratando do sentimento patriótico, fostes MARIANA, a minha MÃE. Nos teus braços, no teu solo eu nasci.

Portanto, este Hino é para ti, e para todos os seus filhos, meus irmãos, o meu sublime presente, neste dia. Que dure, como meu amor por ti.


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR

Francisco Alcivan Viana ou popularmente, Alcivan Viana.


Um filho da Mariana, neto, filho e sobrinho de alguns dos seus primeiros professores e professora, e que também tornou-se professor, coincidentemente começando seu sacerdócio também pela Mariana.

Pelas oportunidades do seu tempo, um pouco já mais avançadas do que a dos seus pais, chegou a cursar faculdade. Seu pai sempre sonhou em torná-lo médico. Porém não sentindo-se vocacionado e nem também oportunizado, optou e cursou HISTÓRIA.

Historiador. Daí sua paixão e vocação para que a ela se relaciona, inclusive pela política. Herdou também de seu pai, o espírito e a vocação para o magistério e aglutinou a este ofício em decorrrência do seu espírito de cidadão pensador, transformador, inquieto no seu tempo, o ideário da política. Até a data de composição deste hino dedicado a sua Terra Natal - MARIANA, estava o mesmo, no exercíco do seu segundo mandato de Vereador, pelo Partido Comunista do Brasil - PC do B. Mandato este de toda Caraúbas, entretanto muito vinculado e direcionado para sua querida Comunidade MARIANA. Hoje o autor é Vice-Prefeito de nossa cidade pelo PMDB. Este é o nosso autor.



Por Paula Graziela

Nenhum comentário: