Uma equipe de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, de Washington-EUA vai gravar, esta semana, um documentário em três municípios do Rio Grande do Norte, entre eles está nossa cidade Caraúbas.
A equipe chegou ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira. Vai direto para São Tomé, onde vão gravar a Banda de Música – Filarmônica de São Tomé, que tem como regente a maestrina Paula Francinete, pioneira no Rio Grande do Norte na atividade.
Em seguida a equipe vem para Caraúbas, mais precisamente para o Assentamento 8 de Março, para gravar o projeto produtivo de irrigação de hortaliças e fruteiras orgânicas, negócio rural tocado por mulheres da comunidade distante cerca de 15 km da cidade de Caraúbas.
Agricultora no Assentamento 8 de Março |
Os projetos fazem parte de um trabalho piloto do BID no Rio Grande do Norte que vem alcançando sucesso na empreitada. No Rio Grande do Norte, o trabalho é coordenado por Marisa Rodrigues, da coordenadoriade Projetos Especiais da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.
Em Caraúbas, segundo a Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMP), Sheyla Gurgel, o Programa de Desenvolvimento Solidário, financiado pelo BIB (R$ 24.780,60) Beneficia diretamente 14 famílias. Outros três assentamentos de Caraúbas têm projetos trabalhando com agroecologia, puxados pelo exemplo do Assentamento 8 de março.
O trabalho de filmagens, fotografias e também de relatório técnico a respeito dos projetos do Programa de Desenvolvimento Solidário no RN serão apresentados a diretoria do BIB em Washington-EUA, que vai definir os próximos investimentos tomando os três pilotos do Rio Grande do Norte como modelo em cada área específica.
Fonte: Caraúbas 24 horas
Por Allyson Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário