26 de março de 2014

PREFEITURA DE CARAÚBAS IMPLANTA CURSO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL





A cidade de Caraúbas dá um passo importante na educação do ensino fundamental bem como na inclusão digital utilizando a ROBÓTICA EDUCACIONAL como ferramenta de ensino. Foi implantado na Escola Municipal Leônia Gurgel, no Alto Liberdade, o programa que no Estado só existem na capital Natal e em Mossoró e que agora chega a Caraúbas beneficiando alunos das áreas mais necessitadas. Esse curso é monitorado pelos alunos da Ufersa Caraúbas/RN dos cursos Ciência e Tecnologia e Engenharias, tem a coordenação do professor FRANCISCO DE ASSIS BRITO FILHO que é professor, pesquisador de Engenharia Elétrica na UFERSA Caraúbas/RN, graduado e mestrado na UFRN em engenharia elétrica da computação, doutorado em micro eletrônica  pela USP,  a maior universidade do BRASIL e a 2ª da América Latina.

A robótica educacional como matéria de ensino, visa preparar jovens para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de "kits de montagem", fornecendo assim noções de robótica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs. Em resumo, incentivar a criação, o desenho, o desenvolvimento, a programação e a utilização de um robô, que está intimamente interligada com a solução de problemas do "mundo real", podendo dar a cada um deles um embasamento sólido para o desenvolvimento de seus próprios projetos. A Robótica Educacional é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, etc. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc.

Trata-se de uma parceria entre a UFERSA  e a Prefeitura de Caraúbas onde estes alunos poderão criar seus projetos e concorrer em olimpíadas regionais  como também na nacional que este ano será na cidade de São Carlos/SP. A previsão é que esse projeto se estenda a toda rede municipal de ensino fundamental quando na aquisição de aproximadamente 30 kits, outros alunos poderão também participar. Como critério de participação está  os alunos com melhores notas. Segundo o coordenador Francisco de Assis Brito Filho, os alunos da Escola Municipal Leônia Gurgel, “estão tendo bom desempenho nas  aulas, tendo em vista tudo isso ser novidade pra eles e que a cada dia, são notórios os avanços.”  Para o monitor Luiz Eduardo Pereira da Silva (Mossoró) “projeto tem grande importância em virtude dessa interação e transferência de conhecimentos entre alunos além de se sentir bem em ser um dos responsáveis por essa descoberta pra esses alunos.” O monitora Jéssica Medeiros do Nascimento (Mossoró) destacou a “importância de se trazer para essas escolas, para esse alunos, a ROBÓTICA EDUCACIONAL  como ferramenta de aprendizado, e que como monitora,  se sente feliz em pode contribuir com esse alunos.” 

O Prefeito Ademar Ferreira ressalta que:
 “Com a criação do Parque Tecnológico o município necessitará de profissionais bem preparados e iterados na matéria. Esse projeto dá um passo importante nessa preparação quando essas vagas que surgiram, poderão ser ocupadas com profissionais locais, por jovens que estão se preparando agora e que no futuro terão grandes oportunidades graças a conhecimentos adquiridos nesse curso.”


Fonte: Icem Caraúbas


Por Alexandre Bezerra

Nenhum comentário: