18 de abril de 2013

CONTAGEM REGRESSIVA PARA OCUPAÇÃO DA UFERSA CARAÚBAS




Faltando 20 dias para ocupar as instalações do novo campus, a comunidade acadêmica da Ufersa Caraúbas se prepara para mudança. A maior parte das obras está finalizada como o centro de convivência, o bloco de salas de aula, o bloco de sala de professores e os setores de transporte, almoxarifado e patrimônio. “Estamos aqui finalizando os preparativos para a mudança com o início das aulas no campus no próximo dia 6 de maio”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, ao vistoriar as obras, acompanhado pelo administrador da instituição, Lucas Filho.
Ainda segundo o reitor, o bloco de laboratórios, que inclui química, física e informática, deve ficar pronto nos próximos dias. Já a biblioteca tem previsão para o final de julho. “Vamos ocupar o nosso espaço parcialmente até que as obras sejam concluídas”, disse o reitor. Na Ufersa Caraúbas ainda estão em construção um segundo bloco de salas de aula e o prédio administrativo, ambos, com previsão para o segundo semestre. Também essa semana outros serviços essenciais vão começar a funcionar como energia elétrica, abastecimento de água e conclusão da instalação da fibra óptica.
O primeiro semestre de 2013 na Ufersa Caraúbas irá começar no dia 6 de maio atendendo cerca de 900 alunos, distribuídos nos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. O campus da Ufersa do médio oeste representa investimento de R$ 42 milhões. Nos demais campus às aulas também terão início no próximo dia 6.
PROFESSORES – Ao se reunir com os novos docentes da Ufersa Caraúbas, o reitor Arimatea de Matos, acompanhado da vice-diretora professora Rejane Dantas, externou a satisfação em ocupar as novas instalações da Universidade. “Vocês vão encontrar melhores condições de trabalho com salas climatizadas e com suporte para equipamentos multimídia e laboratórios equipados”, revelou. Na ocasião, o professor disse ainda que a Reitoria está engajada para viabilizar as condições necessárias para o desempenho das atividades acadêmicas.
Com uma equipe de docentes bastante jovem, a maioria dos professores detém o título de Doutor ou estão cursando a pós-graduação. “Aqui vocês vão encontrar todas as ferramentas para desenvolverem suas atividades”, reforçou. O reitor adiantou que a Universidade a partir desse ano vai financiar projetos de extensão e pesquisa para recém-doutores, com perspectiva também para projetos de inovação tecnológica. O professor Arimatea de Matos ainda acenou com a possibilidade da criação de um Parque Tecnológico em Caraúbas, além da criação de dois novos cursos: Letras, habilitação em inglês e, o curso de Música. Outra novidade é a oferta de um ônibus circular para transportar os estudantes até o campus.
APROVAÇÃO – “Acho importante esse contato com o gestor que trabalha pelo crescimento da Ufersa Caraúbas”, avaliou o professor de Engenharia Mecânica, Jackson Simões, adiantando que as expectativas em mudar para o novo campus são as melhores possíveis. “Um espaço adequado que com toda certeza agrada a toda a comunidade acadêmica”, afirmou.
Para o professor de física, Zenner Pereira, o novo espaço trará muitos benefícios melhorando as condições de trabalho nas aulas teóricas e práticas. “Sem dúvida um ambiente universitário com condições estruturais necessárias para um melhor aprendizado”, afirmou.
“O novo campus, além das condições adequadas, representa também maior segurança para a comunidade acadêmica”, opinou a professora de Expressão Gráfica, Daniely Formiga. Segundo ela, os laboratórios, o espaço climatizado e a biblioteca representam conforto e melhor aprendizado. Atualmente, a Ufersa Caraúbas conta com quadro formado por 41 docentes.

FONTE: Site da Ufersa



Por Paula Graziela

Nenhum comentário: