15 de agosto de 2012

RN VOLTARÁ A FAZER TRANSPLANTES DE CORAÇÃO E FÍGADO


Até o mês de setembro, o Rio Grande do Norte deverá voltar a fazer transplante cardíaco. A informação é do coordenador da Central de Transplantes do Estado, Rodrigo Furtado, acrescentando ainda que até dezembro o Estado voltará a fazer o procedimento hepático. Os transplantes que atualmente são feitos (rim, córnea e medula), tiveram um aumento no primeiro semestre de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Rodrigo disse que o transplante hepático foi feito no RN até 2008 e o cardíaco até 2010, sendo suspensos por falta de estrutura, dificuldades nos hospitais. Ainda segundo ele, todo transplantado cardíaco, inicialmente, fica num estado grave na UTI e a equipe de profissionais passou a se sentir pouco estimulada para esses tipos de serviços.
Agora, com um novo trabalho no setor, o Governo do Estado e o Governo Federal trabalham para retornar este serviço.  Com o apoio do Hospital Universitário Onofre Lopes ,os transplantes cardíacos deverão voltar a acontecer em setembro no Hospital do Coração e na Promater, conforme adiantou o médico Rodrigo Furtado. Os convênios com os hospitais estão na fase final e as equipes médicas estão realizando o planejamento. Tão logo este transplante volte a ocorrer, abrirá a inscrição no Estado. Atualmente, quem precisa deste tipo de cirurgia é encaminhado ao Ceará ou a Pernambuco.
 
No caso do transplante hepático será diretamente feito no Hospital do Coração, provavelmente começando em dezembro. “O sistema será o mesmo, tão logo este transplante se inicie abriremos a fila aqui no Estado”, informa o coordenador da Central de Transplante do RN.
Já em relação aos transplantes que atualmente são feitos no Rio Grande do Norte, o apoio do Ministério da Saúde com o treinamento da equipe de doação e transplantes, além do apoio financeiro do próprio Ministério foram os fatores que fizeram aumentar o número de transplantados na maioria dos estados brasileiros e no RN não foi diferente, conforme explicou Ricardo Furtado.


FONTE: Caraúbas Hot News
Por Allyson Costa

Nenhum comentário: