27 de novembro de 2011

BLOG LANÇARÁ NOVO QUADRO: " CONHECENDO O RN "



A partir de amanhã (28/11) sempre às 10hs da manhã, você nosso leitor terá a oportunidade de conhecer o nosso estado, através de postagens falando sobre os nossos municípios do Rio Grande do Norte, a cada dia será um município diferente. Aguarde e aproveite para viajar no nosso estado.



Os municípios do Rio Grande do Norte são as subdivisões oficiais do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, localizado na Região Nordeste do país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado se divide em 167 municípios, sendo a décima terceira unidade de federação brasileira com o maior número de municípios do país e a sétima de todo o Nordeste, sendo superada pelos estados da Bahia, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Ceará e superando Alagoas e Sergipe. Além dos municípios, o estado do Rio Grande do Norte é oficialmente subdividido ainda em dezenove microrregiões (Angicos, Agreste Potiguar,Baixa Verde Borborema Potiguar, Chapada do Apodi, Litoral Nordeste, Litoral Sul, Macaíba, Macau, Médio Oeste, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Serra de São Miguel, Serra de Santana, Umarizal e Vale do Açu) e quatro mesorregiões ( Agreste Potiguar, Central Potiguar, Leste Potiguar e Oeste Potiguar.
A área total do estado é de 52 796,8 km², sendo a 22ª maior do pais, com extensão comparável à extensão territorial da Bósnia e Herzegovina. O município com a maior área é Mossoró, localizado na mesorregião do Oeste Potiguar e microrregião homônima, com 2 110,207 km² de extensão, enquanto o menor é Senador Georgino Avelino, com 26,383 km², localizado na mesorregião do Leste Potiguar e microrregião do Litoral Sul. A população do estado recenseada em 2010 foi de 3 168 027 habitantes, sendo o 16º mais populoso do país. Entretanto, apenas três dos seus municípios apresentam uma população igual ou superior a cem mil habitantes: Natal, Mossoró e Parnamirim.
O Rio Grande do Norte tem como estados limítrofes o Ceará a oeste e a Paraíba a sul, além do Oceano Atlântico tanto a norte quanto a leste. A sede do governo do estado, exercida por Rosalba Ciarlini Rosado, encontra-se em Natal, que é a capital e município mais populoso do estado.
Devido à sua localização geográfica no território brasileiro, o Rio Grande do Norte é conhecido como esquina do continente. É a unidade da federação mais próxima da Europa e da África.

Por Allyson Costa

Nenhum comentário: