28 de maio de 2011

DOENÇA RARA, MENINO DE 3 ANOS NÃO SENTE DOR

O pequeno Oliver Jebson, de 3 anos, já caiu, tropeçou, se cortou e se queimou - como outras crianças de sua idade. O fato passaria despercebido não fosse por um detalhe: em todas as estripulias, quedas e machucados, Oliver não sentiu absolutamente nada. O motivo da ausência de dor está em uma rara síndrome - batizada de Cornelia de Lange - com a qual o menino nasceu.
O menino tem dificuldades para perceber que está tocando coisas muito quentes ou muito pontudas, e não nota que se machucou quando cai ou bate em algo. Os pais de Oliver, Hayley e Dean Jebson, estão constantemente preocupados com o filho, que já chegou a ter um corte profundo nos lábios e não avisar aos pais.
Apesar de sua condição, Oliver vive como uma criança normal. Acabou de ensaiar seus primeiros passos e balbuciar as primeiras palavras - anos à frente de outras crianças que vivem com a síndrome.
A síndrome Cornélia de Lange é causada pela alteração de um gene que participa do desenvolvimento do embrião. e é tão rara que afeta apenas uma em 50 mil crianças. É comum também que tenham más formações no coração e nos membros, além de problemas de respiração, audição e visão. Mais raramente, a síndrome também causa insensibilidade à dor.
 
Fonte: DF coisas da gente
Por Allyson Costa

Nenhum comentário: