28 de março de 2011

HINO DA COMUNIDADE DE MARIANA: RELATO HISTÓRICO

2ª ESTROFE

Passado muitos anos ó Mariana
Famílias aqui foram povoando
Aqui vieram morar
Um núcleo habitar
Com o nome que deixastes, Mariana

Rassalta o autor o sentido lógico da evolução do povoado a condição de sítio, até a denominação atual de comunidade. Registra a chegada de várias famílias que foram habitando, povoando o lugarejo que o chamou de núcleo. Porém destaca um aspecto importante: mantiveram o mesmo nome - MARIANA.

O autor fez questão de não mencionar os nomes dos pseudos desbravadores, sob o cuidado ético, e até pela ausência de um conhecimento mais apurado deste fato, procurando assim evitar cometer equívocos ou injustiças que venham a deformar a nossa verdadeira história. Daí porque cita apenas "famílias aqui foram povoando".

Por outro lado, na sua visão de historiador, não concebeu como sendo este - o hino - o espaço adequado para mencionar nomes dos que são considerados como fundadores, o que segundo sua visão poderia acabar por cultuá-los com alguns equívocos, e perder o que de mais belos, na sua visão, traduz esta nossa origem, que foi esta descendência indígena, nesta versão quase que lendária da nossa história. Deixemos estes registros para outros tipos de relatos históricos, menciona o autor.


Por Paula Graziela

Nenhum comentário: