27 de março de 2011

HINO DA COMUNIDADE DE MARIANA: RELATO HISTÓRICO

Pedimos desculpas aos nossos leitores por ontem (26), não termos colocado a nossa postagem especial, mas hoje (27), dando continuidade às nossas postagens especiais sobre o Hino da Comunidade de Mariana, começaremos com o relato histórico do mesmo, lembrando que o significado deste é todo segundo o autor: Francisco Alcivan Viana.

1ª ESTROFE

Nos conta a história ó Mariana
Que fostes uma índia, bela e humana
Que aqui viestes morar
Sua vida consagrar
Na terra que adotastes o teu nome

Recorreu o autor a uma versão que é contada na Comunidade, tida quase que por lenda. Versam os relatos, de que o nome MARIANA, originou-se de uma personagem indígena. Apesar de que, não há registros do porque de sua passagem por esta região, mas citam, chegou esta a construir sua morada neste local até então não desbravado. Daí porque esta origem muito se assemelha com uma lenda, embora com fundamentos bem convincentes, haja visto ter comprovação histórica de que esta região foi realmente habitat natural de tribos indígenas, como os PAIACUS e os TUPI GUARANÍS.

Não há porque duvidarmos desta fundamentação, e não citá-las como uma base histórica, quando de fato algumas cidades da nossa região receberam denominação da língua indígena, dentre estas aquela da qual fomos descendentes antes da emancipação política do nosso município, falo de APODY (palavra indígena), hoje APODI.

Voltando direto ao relato da origem do nome de nossa comunidade, nos diz os relatos, que ao chegarem desbravadores de origem não indígena, dita-nos estes relatos que isto veio a ocorrer por volta do início do século XX, precisamente no ano de 1900, deparam-se com esta ÍNDIA, aqui habitando, já velha logo veio a falecer. Em sua redenção (homenagem), batizaram o lugarejo com seu nome: MARIANA.

Se quisermos reconhecer este relato, transcrevendo-o para nossa história, é preciso vincular e reconhecer a origem de nossa comunidade, as tribos indígenas, inclusive, sempre mencionando-as como sendo nossos primeiros desbravadores, para não repetirmos, aqui os erros e as injustiças históricas a que submetem nossos indígenas, nos relatos da história oficial do nosso querido Brasil.



Por Paula Graziela

Nenhum comentário: