10 de março de 2011

FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA


A Quaresma, este ano, traz como conteúdo da Campanha da Fraternidade o tema da ecologia. “Fraternidade e a vida no planeta” é o tema e o lema reporta a frase de Paulo aos Romanos:”A criação geme em dores de parto”. No seu objetivo geral, a CF quer contribuir para o aprofundamento do debate e da busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

A quarta oração eucarística assim reza: “Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas: criastes o homem e a mulher a vossa imagem e lhes confiastes todo o universo para que, servindo a Vós, seu Criador, dominasse toda criatura”.
 
Por esta ordem, muitos entendem que a humanidade deveria subjugar a natureza e sugá-la em satisfação dos interesses humanos. Na verdade, essa ordem divina exige que todos os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, sejam criadores que possibilitem o crescimento e que cuidem e façam da natureza uma bênção, um caminho de vida.

O foco principal, por isso, da Campanha da Fraternidade deste ano será a questão ecológica, sobretudo os problemas que se referem às mudanças climáticas. A campanha quer se colocar em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais em todo mundo de respeito ao meio ambiente e ao lugar em que Deus nos coloca não só para vivermos e convivermos, mas também para fazermos deste o paraíso com o qual tanto sonhamos.
 
O importante papel da Igreja através da CF 2011 será o de discutir, em âmbito público, temas como aquecimento global e mudanças climáticas. O texto da CF deste ano é um estímulo para a boa ação para contribuir no debate sobre a problemática do aquecimento global e suas conseqüências.
 
Deus não quer que destruamos o jardim criado por Ele para nossa existência, mas sim que cuidemos dele, fazendo a vida florescer em ordem e equilíbrio, respeito e amor de uns para com os outros, inclusive com o meio ambiente onde vivemos: “ O Senhor pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele” (Gn 2,15).

Esta Campanha da Fraternidade oferece, este ano, a oportunidade de olharmos sobretudo para o rio que perpassa toda a Diocese com nomes diferentes: antes Rio Apodi, depois Rio Mossoró. A chegada neste rio, entre tempos relativamente breves, das águas do Rio São Francisco pela transposição pode se tornar fonte de vida e de prosperidade econômica. Pode tornar-se também uma grande ameaça se não formos capazes de evitar a sua poluição com as escórias dos vários municípios sediados ao longo do seu percurso.
 
É uma responsabilidade para a qual a CF deste ano nos convoca e que poderia tornar-se um grande e bonito gesto concreto.
 
Por Paula Graziela

Nenhum comentário: