10 de março de 2011

CIDADE DE MOSSORÓ GANHOU MAIS UM FERIADO: EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Imagem da cidade de Mossoró/RN

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou ontem o Projeto de Lei 330/2010, de autoria do vereador Genivan Vale (PR), que cria feriado municipal no dia 15 de março em comemoração a Emancipação Política de Mossoró.
Caso a proposição venha a ser sancionada pela prefeita Fafá Rosado (DEM), será revogada a lei sugerida pelo então vereador Júnior Escóssia (DEM) que estabelecia a data de 9 de novembro de 1870 como data alusiva à Emancipação Política de Mossoró.
Como a prefeita terá 15 dias para se posicionar a respeito desta proposição, dificilmente ela terá efeito ainda este ano.
A polêmica da Emancipação Política de Mossoró gira em torno de uma interpretação considerada equivocada pela maioria dos historiadores. Em 15 de março de 1852, Mossoró foi elevada à categoria de "vila". Com esta condição o município passou a ter autonomia com direito a uma Câmara de Vereadores. A polêmica reside na forma como o Brasil era dividido no século XIX. De acordo com a população, uma localidade poderia ser vila ou cidade. Em ambos os casos já existia Emancipação Política.
É por conta disso que o vereador Genivan Vale tomou a iniciativa. "Vários historiadores me procuraram para corrigir este equívoco. Mossoró foi emancipada em 1852. Basta olhar para a bandeira da cidade. Historiadores como Vingt-un Rosado e Câmara Cascudo concordam com essa data. Estamos fazendo história ao corrigir este equívoco", argumentou.
A proposta foi endossada pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior (PMN). "Já vi inúmeras provas a respeito disto. Vossa excelência está certo", acrescentou.

Fonte: O Mossoroense
Por Allyson Costa

Nenhum comentário: