21 de fevereiro de 2011

CONHEÇA NOSSA TERRA: A CARNAÚBA

A carnaúba (Copernicia prunifera) é uma árvore da família Arecaceae endêmica no semi-árido do nordeste brasileiro, árvore símbolo do estado do Ceará, conhecida como árvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem: as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético; os frutos são um rico nutriente para ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba), um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais como cosméticos, cápsulas de remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras polidoras e revestimentos.

Por tratar-se de uma planta adaptada ao clima semi-árido, a carnaúba oferece possibilidades de atividades econômicas mesmo durante o período de estiagem, tratando-se portanto de importante alternativa na composição da renda familiar das comunidades rurais. Os carnaubais formam florestas que tem predominância nas planícies aluviais dos principais rios do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia, cumprindo importantes funções para a conservação dos solos, fauna, cursos d'água e manaciais hídricos. Nas últimas décadas em virtude da desvalorização dos preços da cera vegetal, a Carnaúba voltou a ser alvo de desmatamentos para a introdução de outras atividades produtivas como a agricultura irrigada e a criação de camarão.

A comunidade de Mariana é cercada por essa mata nativa do semi-árido. Confira abaixo algumas imagens dessa planta que cerca nossa comunidade e região:









Fonte do texto: Wikipédia


Por PAULA GRAZIELA

Nenhum comentário: