6 de abril de 2015

COMUNIDADE DE MARIANA RECEBE PROMOTOR E PREFEITO EM AUDIÊNCIA PARA TRATAR SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA DE ADUTORA


Em audiência pública na comunidade de Mariana, dentro dos limites da cidade de Caraúbas/RN, foram discutidas soluções para o melhor funcionamento da adutora que abastece a comunidade e a região. Na ocasião, além de diversas famílias das comunidades rurais, contou com várias autoridades entres estas do Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Edson de Moraes, e o Promotor de Justiça de Caraúbas, Rafael Galvão.

Todo acontecimento foi relatado pelo secretário de políticas do campo e meio ambiente, Lucinaldo de Souza, que mobilizou as autoridades presentes, e ainda apontou que anualmente a Prefeitura Municipal gasta, com a manutenção e controle da adutora, mais de 60 mil reais, prejuízo que acontece com depredação da estrutura de distribuição.

Na reunião foram levantadas medidas a curto e longo prazo. Em longo prazo, foram mostrados que já existem projetos que complementam toda a região com um abastecimento e instalação de alto padrão, com melhor tubulação, caixas d’água, rede de distribuição simplificada. Porém, é necessária uma verba muito alta para executar a obra na proporção prevista, o que se torna demorado.

Já para imediato, foi estabelecido no encontro que: seja feito um novo levantamento da quantidade de aberturas na tubulação principal; que aberturas na rede somente ocorrerão com a autorização do município; será feito o levantamento das caixas quebradas e sem cadeado; fazer o possível para manter aberturas somente em grupos de casas, diminuindo a abertura na rede de forma individual, melhorando assim a pressão da água; Melhorar o controle da abertura e fechamento das chaves pela gestão municipal; levantamento dos custos para a ligação de outro poço e assim ver a viabilidade de adiciona-lo a rede principal, entre outras medidas.

A Prefeitura de Caraúbas, Câmara de Vereadores e população se comprometeram de trabalhar em conjunto para solucionar o impasse, ocorrendo penalizações para quem não cumprir o acordo, e assim todos usufruírem de forma igualitária do líquido que é sinônimo da vida, a água.

Entenda mais sobre o problema do abastecimento da água na região

A distribuição da água é realizada através de tubulações passando nas proximidades das residências, que sai de “Santana” e vai até a “Vertente da Mala”. São feitas aberturas para levar até as casas e, através da abertura e fechamento das chaves, são controladas por contratados da prefeitura com seus dias e horários previamente estabelecidos. O problema está no revezamento desta abertura, onde muitos cidadãos não cumprem em partilhar igualmente da água que é gratuita para todos.

Já foram instaladas 43 caixas feitas de alvenaria, com porta de ferro e cadeado, para assim ocorrer um melhor controle pela gestão municipal. Mesmo assim, muitas delas são arrombadas e é desrespeitado o acordo entre cada individuo de compartilhar e permitir que os demais cidadãos façam o devido uso, abrindo a passagem da água fora do horário combinado.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraúbas/RN


Por Paula Graziela

2 de abril de 2015

CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO E TABELAS DE JOGOS DA "1ª JORNADA ESPORTIVA MARIANENSE"


No início desta semana, a comissão organizadora da "1ª Jornada Esportiva Marianense", que ocorrerá nesse feriado da Semana Santa (de 02 a 04 de abril de 2015), se reuniu e definiu toda a programação como também fez o sorteio dos jogos para o Futsal e Futebol 7. Confira abaixo:

Dia 02/04 (Quinta Feira) - Torneio de Futsal

Dia 03/04 (Sexta-Feira) - Mini-Maratona
A mini-maratona terá como percurso saindo às 08h da Língua de Vaca, passando pelo Pedrês e com Chegada em frente a Escola Municipal Professor Francisco de Acaci Viana na Comunidade de Mariana. Lembrando que os atletas que irão participar desta modalidade deverão está presentes na Escola Acaci Viana a partir das 06h30min para realização da inscrição, onde todos irão sair juntos para o ponto de partida, em um transporte cedido pela Prefeitura de Caraúbas para transportar atletas e colaboradores.

Dia 04/04 (Sábado) - Torneio de Futebol 7



Por Paula Graziela

"1ª JORNADA ESPORTIVA MARIANENSE" TERÁ INÍCIO NA NOITE DE HOJE (02)


A "1ª Jornada Esportiva Marianense" será aberta oficialmente na noite de hoje (02) e se estenderá até o próximo sábado (04).

A programação ficou da seguinte forma:
Dia 02/04 (Quinta-Feira): Torneio de futsal a noite;
Dia 03/04 (Sexta-Feira): Maratona pela manhã;
Dia 04/04 (Sábado): Torneio de Futebol 7 a tarde.



Por Paula Graziela