30 de setembro de 2013

COMUNIDADE CATÓLICA DA MARIANA SE PREPARA PARA A EDIÇÃO 2013 DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Com o tema "Pela fé, Maria acolheu o mistério da salvação", a comunidade de Mariana aguarda o início dos festejos de Nossa Senhora de Fátima, que este ano acontecerá de 10 a 20 de outubro.

Os preparativos dão-se desde a estrutura física da igreja, que recebeu o revestimento do piso em cerâmica à programação cultural que acontecerá quase todas as noite após a novena.

Em breve traremos mais informações e estaremos divulgando a programação.



Por Paula Graziela

FESTA DE SÃO FRANCISCO 2013 - LÍNGUA DE VACA - CARAÚBAS/RN


PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
Dia 30/09 - 19h30min - Novena
Noiteiros: Renovação carismática, Catequese, Equipe de Liturgia, Igreja Matriz, Capelas de Santo Antônio, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Conceição (Caraúbas e Ursulina), Nossa Senhora de Fátima (Caraúbas e Mariana), Nossa Senhora da Saúde, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Afilhados da Noite.
Tema: "Como Francisco e Clara, queremos testemunhar Jesus".
Celebrante: Padre Francinaldo

Por Allyson Costa

29 de setembro de 2013

FESTA DE SÃO FRANCISCO 2013 - LÍNGUA DE VACA - CARAÚBAS/RN


PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
Dia 29/09 - 19h30min - Novena
Noiteiros: Comunidades de Mariana I e II, São Geraldo, Boágua, Fortuna, Apanha-Peixe, PA Ursulina, Pedrês, Cachoeirinha, Ministério da visitação, Associação Santa Terezinha e Afilhados da Noite.
Tema: "O carisma francisclariano".
Celebrante: Luiz Diógenes

Após a novena sorteio de um celular.

Por Allyson Costa

28 de setembro de 2013

RICARDO MOTTA SOLICITA IFRN PARA CARAÚBAS

Ricardo Motta

Na última sessão ordinária da Assembléia Legislativa do RN, o deputado e presidente da casa, Ricardo Motta, apresentou um requerimento que solicita que seja implantado no município de Caraúbas/RN um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

Segundo o parlamentar, com a implantação do IFRN em Caraúbas/RN cerca de 15 municípios da região seriam beneficiados e desenvolveria não só a "Terra das Caraubairas" que já conta com um campus da UFERSA mais toda região Oeste.

Com a aprovação do requerimento o pleito agora seguirá para governadora Rosalba Ciarlini, à secretária de Educação, Betânia Ramalho, e ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Fonte: Blog do João Marcolino

Por Alexandre Bezerra

FESTA DE SÃO FRANCISCO 2013 - LÍNGUA DE VACA - CARAÚBAS/RN


PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
Dia 28/09 - 19h30min - Novena
Noiteiros: Comunidades de Olho D'Água do Milho, Carnaubinha, Fortaleza, Favone, Trindade, Volta do Juazeiro, Floresta, Marrecas, Ipu, Umari, São Vincente, Xique-xique, PA Firmeza e Quixaba.
Tema: "A exemplo de São Francisco, caminhamos até Jesus".
Celebrante: Alexandre

Após a novena sorteio de um liquidificador.

Por Allyson Costa

27 de setembro de 2013

INTER TV CABUGI REALIZA REPORTAGEM SOBRE A SECA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS



O Programa Matinal da Inter TV cabugi, Bom Dia RN, mostrou as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e apicultores dos Assentamentos de Ursulina e de  Santa Agostinha, zona Rural de Caraúbas. 

Veja o Vídeo AQUI

Por Alexandre Bezerra


COM SUSPEITA DE FRAUDE EM PLANTÕES, HOSPITAL É ALVO DE APREENSÕES NO RN

Documentos foram apreendidos no Hospital Tarcísio Maia (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte apreendeu documentos no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, região Oeste do Estado, que farão parte da investigação de pagamentos indevidos de plantões na unidade hospitalar. A busca e apreensão aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) e foi denominada de Operação Ponto Final.
De acordo com o delegado Fabio Montanha, da 1ª Delegacia de Polícia de Mossoró, as investigações começaram em maio deste ano após denúncias de que servidores estariam recebendo o pagamento por plantões que não foram cumpridos.
O delegado informou que ainda não é possível precisar quantos servidores teriam recebido os valores referentes aos plantões sem cumprí-los e nem o valor pago indevidamente. "A investigação está em curso e somente após a análise desses documentos teremos informações precisas", disse.
A operação contou com a participação de policiais das 1ª e 2ª DPs de Mossoró, além da Delegacia de Defraudações.
Fonte: G1.com/RN
Por Alexandre Bezerra

COMUNICADORES CARAUBENSES DISCUTEM AÇÕES PARA A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2014





Na noite desta quinta-feira (26), a Comissão de Comunicação e Marketing da festa de São Sebastião 2014, se reuniu pela primeira vez após o jovem Leysson Carlos ter sido escolhido como coordenador da referida comissão. 

O encontro foi realizado nas dependências da residência dos colunistas Tica Soares e Wandilson Ramalho, e além do coordenador da comissão contou com a presenta de Apolion Rodrigues, Maykon Oliveira, Gidel Morais e Francileno Góis.

O objetivo do encontro foi o de ter um contato inicial com os comunicadores Caraubenses para poder saber as principais dificuldades de todos durantes os festejos de são sebastião, além de buscar sugestões para melhorar a comunicação entre a comissão do evento e os demais membros da imprensa Caraubense e da região.

Ao final do encontro, várias sugestões foram dadas ao coordenador Leysson que a partir de agora buscará viabilizar os pleitos para o melhor desempenho da comunicação dos festejos.

"Esse primeiro encontro foi muito bom e positivo. O objetivo da reunião foi alcançado, pudemos diagnosticar alguns pequenos problemas que buscaremos resolver, além de todos terem dado suas sugestões que com certeza serão de fundamental importância para podermos desenvolver um bom trabalho", ressaltou Leysson Carlos.

Fonte: Icem Caraúbas

Por Alexandre Bezerra

FESTA DE SÃO FRANCISCO 2013 - LÍNGUA DE VACA - CARAÚBAS/RN


PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
Dia 27/09 - 19h30min - Novena
Noiteiros: Associação Teotônio Neves de Brito, Maçonaria (Maçons, Demolays, Escudeiros, Filhas de Jó, Colégio Alumini, Clube de Mães Demolay, Clube das Samaritanas), Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, Associação de Mãe Rainha e Afilhados da noite.
Tema: "Onde houver dúvidas, que eu leve a Fé".
Celebrante: Nilma Fernandes

Após a novena sorteio de um ventilador.

Por Allyson Costa

26 de setembro de 2013

ESCOLAS CARAUBENSES SÃO CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA)

 
 30 laptops serão beneficiarão alunos de 03 escolas da zona rural caraubense.

Três escolas da zona rural caraubense foram contempladas com equipamentos do PROUCA, o Programa Um Computador por Aluno. O benefício foi adquirido junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Serão beneficiadas as Unidades Zacarias Sales Arco Verde (Comunidade de Boágua), Núbia de Oliveira Ramos (Distrito de São Geraldo) e Creche Espaço da Alegria (P.A. Santa Agostinha). Cada uma delas receberá 10 computadores tipo laptop. Por essa razão, no começo desta semana um grupo de educadores participou de uma capacitação, ministrada pela professora Cláudia Virgínia.

Professora Cláudia Virgínia ministrou a Formação.

O PROUCA visa promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Fonte: Caraúbas Hot News

Por Alexandre Bezerra

CONVITE


Por Allyson Costa

SINDSPUMC TEM REPRESENTAÇÃO EM EVENTO NA CIDADE DE OLINDA/PE


Blog do Sindspumc - Nos dias 26, 27 e 28 de setembro esta sendo realizado em Olinda/PE, o II Módulo de Formação de Formadores. As atividades ocorrerão centradas nas práticas Educativas, sistematização numa metodologia de oficinas pedagógicas e em dois conteúdos. A Formação da classe trabalhadora no Brasil. Conteúdos já estudados nos módulos anteriores e as Bandeiras de Luta da CUT.

PARTICIPAÇÃO:
Neste evento a Coordenação do SINDSPUMC está representada pela Servidora Wésia Sena - Coordenadora Urbana da Entidade Sindical.

Por Allyson Costa

FESTA DE SÃO FRANCISCO 2013 - LÍNGUA DE VACA - CARAÚBAS/RN


PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
Dia 26/09 - 19h30min - Novena
Noiteiros: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas, SINDSPUMC, Grupo de Idosos Amantes das Caraubeiras, Pastoral do Idoso, CDL, APAE, Comerciantes, Escoteiros w Afilhados da Noite.
Tema: "Francisco, comprometido com a palavra de Deus".
Celebrante: André Santos

Por Allyson Costa

25 de setembro de 2013

REUNIÃO DEFINE A COMISSÃO CENTRAL DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2014, EM CARAÚBAS/RN

             
 Comunidade católica caraubense prestigiou encontro realizado ontem (24).

Uma reunião realizada na noite desta terça-feira (24) nas dependências do Centro de Inclusão Social (CIS), em Caraúbas/RN, deu início aos primeiros passos para a organização da Festa de São Sebastião 2014, que ocorrerá de 10 à 20 de janeiro.

O Fred Gurgel comandou o encontro e inicialmente ressaltou a importância de envolver toda a comunidade católica do município na Festa do Padroeiro. Posteriormente, colocou em discussão a escolha da Comissão Central que organizará e coordenará toda a parte religiosa dos festejos.

 Parte da Comissão Central da Festa do Padroeiro.

Vale lembrar que todos os membros foram sugeridos e seus nomes aprovados por unanimidade.

Fonte: Caraúbas Hot News

Por Alexandre Bezerra

FESTA DE SÃO FRANCISCO 2013 - LÍNGUA DE VACA - CARAÚBAS/RN


PROGRAMAÇÃO DE HOJE:
Dia 25/09 - 19h30min - Novena
Noiteiros: Terço dos Homens e Afilhados da noite.
Tema: "Fortes na fé, anunciamos o poder da vida".
Celebrante: Haroldo e Gilvandro

Por Allyson Costa

24 de setembro de 2013

MAQUINA REALIZA MELHORIAS NAS ESTRADAS RURAIS

Sitio Mariana

Um dos benefícios adquiridos pelo nosso município, atraveis do Programa de Aceleração Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal,  realizou  melhorias nas estradas carroçáveis da região referente a nossa comunidade.

 A prefeitura municipal de Caraúbas começou este trabalho de recuperação de estradas a alguns meses, e vem passando por muitas  comunidades que estão precisando. No entanto ainda não temos informações precisas de onde a maquina  já recuperou. Esperamos  que todas as comunidades possam receber as melhorias.

Sitio Língua de Vaca ( Foto Erica Moniele)

Por Alexandre Bezerra

COMEÇA HOJE (24) MAIS UMA EDIÇÃO DA FESTA DE SÃO FRANCISCO

A comunidade de Língua de Vaca - Caraúbas/RN dará inicio na noite de hoje (24) mais uma edição da belíssima festa de São Francisco padroeiro daquela localidade, a festa se estenderá até o próximo dia 04 de outubro.

Os membros da comissão organizadora esperam mais uma vez uma bela festa durante esses dias e desde já convidam todas as pessoas a participarem do evento.


Programação de hoje 24/09:

ABERTURA E HASTEAMENTO DA BANDEIRA

18h30min: Caminhada saindo da casa de Vital no Sitio Língua de Vaca
19h30min: Missa e benção de São Francisco

Por Allyson Costa

23 de setembro de 2013

CERCA DE 3O BALEIAS ENCALHARAM NA PRAIA DE UPANEMA EM AREIA BRANCA

 



Fotos G1.com/RN


Cerca de 30 baleias da especie Falsa-Orca encalharam na praia de Upanema em Areia Branca, segundo o IBAMA esse foi o maior encalhe de Baleias já registrado no Brasil.

A população, os turistas, policia ambiental e os biólogos formaram um força tarefa para salvar as baleias. No entanto 6 baleias morreram, e uma outra mesmo apos ter sido salva foi atacada por tubarões e morreu.

Algumas baleias que foram colocadas de volta ao mar continuam próximas à orla e podem encalhar novamente. Por isso, uma embarcação da Marinha do Brasil está no local para tentar assustar essas baleias vivas para que retornem ao fundo.

Biólogos que investigam as causas do encalhe coletivo das baleias e  acreditam que o líder do grupo estaria doente, desorientado e, assim, teria provocado a ida dos demais até a praia de Upanema.

Por Alexandre Bezerra

MATRICULAS DAS NOVAS TURMAS ACADÊMICAS DO NAESC COMEÇAM HOJE (23/09)



Foi divulgado por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROEG/UERN), o edital de Matriculas Institucional e Curricular nos cursos de graduação da UERN, do semestre letivo de 2013.2.

O Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), deve realizar as matriculas dos candidatos aprovados no PSV 2013 a partir de hoje (23/09), ate o dia 24 de setembro, de forma presencial.

Serão dois cursos no núcleo do nosso  município, são eles o curso de Administração e o curso Pedagogia, ambos contam com 40 vagas cada. 

Por Alexandre Bezerra



22 de setembro de 2013

BOLETIM LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CARAÚBAS/RN - DIA 20/09

 

Foi realizada na tarde de sexta-feira (20) a 8ªSessão Ordinária do 2º Período Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores.

Mais uma vez, nossos parlamentares apresentaram e apreciaram várias Matérias, conforme divulgamos na tabela abaixo:


Fonte: Caraúbas Hot News

Por Alexandre Bezerra

MP POTIGUAR ENCAMINHA INQUÉRITOS DE MULTINÍVEIS PARA OUTROS ESTADOS

Alexandre Cunha Lima é um dos promotores que abriu os inquéritos

Instaurados em julho para investigar a formação de esquemas de pirâmides financeiras, os inquéritos do Ministério Público do Rio Grande do Norte foram encaminhados aos órgãos ministeriais das cidades onde ficam sediadas as empresas de maketing multinível investigadas. Dos seis inquéritos abertos contra Telexfree, NNEX, BBom, Multiclick, Cidiz e Priples, quatro já foram remetidos às promotorias dos municípios de origem das empresas.

Ao G1, o promotor de Defesa do Consumidor Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima explica que a decisão foi tomada após encontro realizado em Brasília, onde estiveram reunidas  promotorias de Defesa do Consumidor de todo o país, Polícia Federal, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Procuradoria da República. "A decisão foi tomada por uma questão de celeridade e objetividade nas investigações", afirma.

No Rio Grande do Norte, os processos abertos contra as empresas Telexfree, NNEX, BBom e Multiclick já foram encaminhados para Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. No caso da Cidiz, o promotor Alexandre Matos conta que ainda fará uma análise para saber se já existe algum procedimento aberto em Recife, onde fica a sede da empresa.


Veja mais G1.com/RN

Fonte: G1.com/RN

Por Alexandre Bezerra

21 de setembro de 2013

PREFEITURA DE MOSSORÓ PREPARA CONCURSO PARA 325 VAGAS

Claudia Regina

A prefeita de Mossoró Claudia Regina divulgou nesta sexta- feira, 20, a realização de concurso público para o preenchimento de 325 vagas em diversos cargos nas secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. O edital do concurso será publicado na edição da próxima segunda- feira, 23 no Jornal Oficial de Mossoró (JOM). O anúncio foi feito durante entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Resistência.
De acordo com a prefeita, a maioria das vagas ofertadas são para assistente social em ambas as secretarias. “Temos um compromisso sério com a melhoria da educação em nosso município, por isso que estamos nos esforçando para melhorar o quadro de professores em nossas escolas” comentou a prefeita.
Para os cargos de professor serão 200 vagas, os salários variam entre R$ 1.537,17 e R$ 2.077,89. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet entre os dias 14 de outubro e 4 de  novembro. A taxa de inscrição será de R$ 70,00.
Na secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, as oportunidades são para: Assistente Social (40), Psicólogo (19) e Técnico de nível superior (32).
Já para a secretaria de Educação e Desporto as vagas estão abertas para assistente social (04), educador físico (05), interprete de líbras (02), nutricionista (02) e professores de Artes (06), Ciências (09), Educação Física (20), Ensino Religioso (02), Geografia (05), História (03), Inglês (06), Língua Portuguesa (07), Matemática (07) Música (06) e professor de Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (150).
Fonte: Jornal de Fato
Por Alexandre Bezerra

ANIVERSARIANTE DO DIA

O blog informativo Marianense deseja feliz aniversário a todos que estão de  idade nova hoje.Desejando a todas muita paz, saúde, felicidade e que possam realizar todos os seus desejos. 


Veja quem está de Idade nova hoje:
Vanderson - Mariana-Caraúbas/RN

Uberlânia - Mariana-Caraúbas/RN



Por Allyson Costa

MDA: RIO GRANDE DO NORTE RECEBE PRIMEIROS CAMINHÕES-PIPA

           

A primeira doação de caminhões-pipa do Governo Federal para o Rio Grande do Norte será realizada nesta segunda-feira (23). Na ação serão entregues 18 equipamentos a 18 municípios, em um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As máquinas, da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), serão entregues em Natal, capital do estado, a partir das 9h.

Mais de 70 mil moradores da zona rural, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, serão beneficiados. Na avaliação do delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa, o ato reforça outras medidas do Governo Federal de convivência com o semiárido. “A nossa expectativa é que eles possam contribuir, somadas a outras ações que o Governo Federal tem desenvolvido no estado, com a perfuração de poços, barragens submersas, recuperação dos açudes e garantia do acesso à água nesses municípios”, destaca.

Ao todo, 149 municípios do Rio Grande do Norte serão contemplados com os caminhões-pipa, o que totaliza um investimento de R$ 35,3 milhões. “Em 80 municípios do Rio Grande do Norte choveu menos de 300 milímetros este ano e boa parte deles serão beneficiados com a distribuição de caminhões-pipa”, ressalta o delegado.

Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira. 

 Fonte: Caraúbas Hot News

Por Alexandre Bezerra

PREFEITO DE CARAÚBAS/RN ASSINA TERMO JUNTO AO TRT/RN PARA PAGAR PRECATÓRIOS

             
 Assinatura do documento aconteceu nesta sexta-feira (20)

O Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira da Silva, assinou nesta sexta-feira (20) um termo de compromisso com o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) para pagar integralmente os precatórios vencidos dos anos de 2011 e 2012.

Na audiência de conciliação, presidida pelo juiz Antonio Soares Carneiro, o prefeito também parcelou o pagamento dos precatórios relativos ao ano de 2013, que vencerão somente em dezembro, e parte dos de 2014.

O termo de compromisso, no valor de R$ 540 mil, foi firmado com o juiz Antônio Soares Carneiro, responsável pelas negociações de precatórios e RPVs do tribunal. A dívida foi negociada em 54 parcelas de R$ 10.000,00. A primeira parcela será paga em janeiro de 2014.

Veja Mais Aqui
Fonte Caraúbas Hot News

Por Alexandre Bezerra

20 de setembro de 2013

CURIOSIDADES: OS 10 MELHORES ESTÁDIOS DE FUTEBOL DO MUNDO


O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Os amantes do futebol não perdem os jogos do time de coração e também não deixam de participar das grandes decisões dos principais campeonatos mundiais. E para que as competições aconteçam são necessários estádios de primeiro mundo, verdadeiros templos do esporte.

Existem diversos estádios em todos os continentes. Algumas arenas se destacam e chamam a atenção pela estrutura e pela qualidade dos serviços, campos e arquibancadas.

Agora, vamos conhecer os 10 melhores estádios de futebol do mundo. Vale destacar que o Brasil está na lista dos países com os melhores estádios.


Confira abaixo os melhores estádios do Mundo:

1 - Bukit Jalil National Stadium – capacidade para 87.411 pessoas (Kuala Lumpur,     Malásia).

2 - Gelora Bung Karno Stadium – capacidade para 88.360 pessoas (Jakarta, Indonésia).


3 - Wembley Stadium – capacidade para 90.000 pessoas (Londres, Inglaterra).


4 - The Rose Bowl – capacidade para 93.420 pessoas (Pasadena, EUA).


5 - FNB Stadium – capacidade para 94.700 pessoas (Joanesburgo, Africa do Sul).


6 - Camp Nou – capacidade para 99.354 pessoas (Barcelona, Espanha).


7 - Azadi Stadium – capacidade para 100.000 pessoas (Tehran, Irã).



8 - Estadio Azteca  – capacidade para 105.064 pessoas ( Cidade do México, México)


9 - Salt Lake Stadium – capacidade para 120.000 pessoas (Kolkata, India).


10 - Rungrado May Day Stadium  – capacidade para 150.000 pessoas (Pyongyang, Coréia do Norte).



Fonte: Site de Curiosidade

Por Alexandre Bezerra








SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VEM DESENVOLVENDO ATIVIDADE COM FOCO EM SAÚDE OCULAR.

A Secretaria Municipal de Saúde através dos Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde em parceria com as Escolas da Rede Municipal e Estadual de ensino vem desenvolvendo importante atividade em saúde Ocular dentro do Programa Saúde na Escola. 

Está sendo realizada uma triagem nos alunos, bem como educação em saúde. Esta ação faz parte das atividades propostas pelo Projeto Olhar Brasil. Todas as Equipes de Saúde da Família estão realizando esta atividade nas escolas de suas áreas de atuação. 



Fonte: Icem Caraúbas

Por Alexandre Bezerra

ESTIAGEM: GOVERNO DO RN RENOVA DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 150 MUNICÍPIOS


A Governadora Rosalba Ciarlini, decretou situação de emergência por conta da seca em 150 municípios do Rio Grande do Norte. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19) e terá validade pelos próximos 180 dias. 

O último decreto de situação de emergência foi publicado no mês de maio e se encerrou no dia 15 de setembro, comprometendo o abastecimento e até mesmo a obtenção de recursos para minimizar os efeitos da estiagem em 28 municípios.

Mesmo com as boas chuvas em certas porções do território potiguar, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) apresentou um relatório que justifica a necessidade do decreto.

Fonte: Caraúbas Hot News

Por Alexandre Bezerra

DESTINO TURÍSTICO NO RN

DESTINO DE HOJE: FAROL DO BACOPARI - BAIA FORMOSA/RN

Distante 354 Km da cidade de Caraúbas/RN, Farol Bacopari situa-se no Cabo Bacopari, localizado no município de Baía Formosa, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

A lâmpada do foral fica a uma altitude de 30 metros, no topo de uma torre de 17 metros de altura. A torre tem base octogonal, com as fases laterais pintadas nas cores pretas e brancas. Seu alcance luminoso é de 15 milhas náuticas.

O farol, inaugurado em 1919, é administrado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste da Marinha do Brasil.

Confira as imagens:
Ficheiro:Farol bacopari baia formosa 01.jpg





Por Allyson Costa