30 de novembro de 2011

PARA DESCONTRAIR


Foto: Mariana.Com



Por Paula Graziela

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DO TSE FORAM INICIADAS NESTA QUARTA-FEIRA

A partir da 0h desta quarta-feira (30), os interessados em participar do concurso público para o provimento de cargos efetivos, de nível médio e superior, do quadro de pessoal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já podem se inscrever. As provas do certame estão previstas para o dia 12 de fevereiro de 2012 e serão executadas pela empresa Consulplan.
As inscrições deverão ser feitas via internet no site da empresa Consulplan (http://www.consulplan.net), devendo ser solicitada das 0h do dia 30 de novembro de 2011 até as 23h59 do dia 22 de dezembro de 2011, observado o horário de Brasília-DF. O valor da taxa de inscrição será de R$ 72,00 para o cargo de Analista Judiciário, e de R$ 55,00 para o cargo de Técnico Judiciário. As taxas deverão ser pagas até o dia 23 de dezembro próximo.
As informações são do site do TSE.

Fonte: Caraúbas HotNews



Por Paula Graziela

PREVISÃO DA EMPARN APONTA OCORRÊNCIA DE CHUVAS NOS PRÓXIMOS MESES

Meteorologistas estão otimistas em relação as chuvas.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) realizou uma série de análises climáticas para observar a ocorrência de chuvas nos próximos três meses.

Numa perspectiva bastante positiva para o homem do campo, foi apontada tendência de chuvas variando de normal e acima da média histórica na porção setentrional da Região Nordeste.

Pelo menos nesse período, acredita-se que as precipitações devam ser satisfatórias.

Fonte: Caraúbas HotNews



Por Paula Graziela

" CONHECENDO O RN " ÁGUA NOVA/RN

Localização no RN:
Localização de Água Nova

Vista da Cidade:



Bandeira:
Bandeira de Água Nova



Brasão:
Brasão de Água Nova





Características Gerais:

Aniversário: 27 de dezembro
Fundação: 27 de dezembro de 1963 ( 47 anos )
Gentílico: Água-novense
Prefeito(a): Iliene Maria Ferreira de Carvalho Ribeiro (PMDB) - (2009-2012)
UF: Rio Grande do Norte
Mesorregião: Oeste Potiguar
Microrregião: Serra de São Miguel
Municipios Limitrofes: Encanto, Riacho de Santana, Rafael Fernandes e Coronel João Pessoa
Distância até a capital: 416 Km
População: 3 003 hab. - IBGE 2011
Altitude: 270m 
Economia: Prestação de Serviços


Ponto Turístico:
Olho D'água - Mãe D'água - Sitio Serra das Almas


Padroeira de Água Nova:
Nossa Senhora de Fátima


Por Allyson Costa

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2011 - P.A. URSULINA - DIA 30/11


Homenageados: P.A. Santa Agostinha e Comunidade de Sabe-Muito.
Tema: "Porque olhou para humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão" (Lc 1, 48).
Pregadores: Isabel Melo e Ivanildo Pessoa.



Por Paula Graziela

29 de novembro de 2011

" CONHECENDO O RN " AFONSO BEZERRA/RN

Localização no RN:
Localização de Afonso Bezerra

Vista da Cidade:



Bandeira:



Brasão:





Características Gerais:

Aniversário: 27 de outubro
Fundação: 27 de outubro de 1953 ( 58 anos )
Gentílico: Afonso Bezerrense
Prefeito(a): Jakson Bezerra (PSB) - (2009-2012)
UF: Rio Grande do Norte
Mesorregião: Central Potiguar
Microrregião: Angicos
Municipios Limitrofes: Pedro Avelino, Angicos, Pendências e Alto do Rodrigues
Distância até a capital: 168 Km
População: 10 879 hab. - IBGE 2010
Altitude: 62m 
Economia: Agricultura, Pecuaria e indústria


Ponto Turístico:
Barragem do Buqueirão

Padroeira de Afonso Bezerra:
Nossa Senhora das Graças


Por Allyson Costa

RN NÃO ESTÁ LIVRE DA GRIPE SUÍNA

A gripe suína, nome popular dado à Influenza A, subtipo H1N1, não desapareceu do Rio Grande do Norte. Foi o que disse ontem a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Juliana Araújo. Para ela, o reaparecimento da doença com a confirmação de onze casos e 70 notificações em menos de uma semana na cidade de Pedra Branca, no Ceará, não é surpresa. A cidade fica localizada na região Central do Estado, distante 262 Km de Fortaleza e 355 km de Mossoró 
Segundo a bióloga sanitária, ao invés de desaparecer, a H1N1 se tornou sazonal, porém perdeu sua virulência. "Do mesmo jeito do Ceará, o RN não está livre da doença, só que ela está com menos intensidade", afirmou, explicando que "não há necessidade de alarme".
Juliana disse ainda ter conversado com o secretário de Saúde do Ceará, Helvécio Miranda Magalhães, e ele esclareceu que, mesmo com o registro da doença, não existe nenhum caso considerado grave. A subcoordenadora de vigilância conta que o risco é nacional, mas a situação está sob controle porque, com a imunização, o vírus perdeu a agressividade. "O Ministério da Saúde orientou que todos os estados realizassem coleta de sangue nas pessoas que apresentassem sintomas gripais e foi por isso que o problema foi detectado no Ceará", completa.
O próprio secretário de Saúde do Ceará informou que se trata apenas de um surto e que as atividades na cidade não devem ser suspensas. Em uma única instituição de ensino do município de pouco mais de 41 mil habitantes, 50 pessoas foram infectadas. O contato de um professor com uma pessoa doente do Sudeste pode ter sido a causa da contaminação.
Segundo Juliana Araújo, a vacinação de todos os grupos vulneráveis (idosos, crianças, gestantes e servidores da saúde) foi uma forma de prevenção que surtiu efeito. Ao todo, 300 mil doses foram distribuídas durante o período de alerta. "Em 2011, as pessoas que se vacinaram contra a gripe comum, automaticamente receberam a imunização contra a gripe A", garantiu.
O ressurgimento da gripe suína no RN, que estava livre há quase 30 anos, atingiu mais de 1000 pessoas e deixou 19 óbitos.

Cuidado
A subsecretária de Saúde do Estado, Dorinha Bulamarqui, concorda que o reaparecimento da gripe A não é motivo para alarme, mas é preciso investigar o que está acontecendo. "Os setores da Saúde estão procurando ver o que está acontecendo, pelo menos para que haja a prevenção necessária", disse. 
Segundo Dorinha, pelo estado ficar na fronteira com o Ceará, numa distância de menos de 400 quilômetros do local do surto, merece uma atenção especial, sobretudo pela circulação de pessoas. "Contudo, o Estado está preparado, pelo menos na parte técnica", conclui.

Fonte: Jornal de Fato



Por Paula Graziela

13% DA POPULAÇÃO FEMININA TÊM O NOME DE "MARIA" E ENTRE OS HOMENS O NOME "JOSÉ" É QUEM LIDERA

 
Uma pesquisa feita pela empresa de análise de crédito ProScore aponta que José e Maria são os nomes mais populares no país. Cerca de 13% da população feminina atende pela alcunha, enquanto entre os homens há oito milhões de Josés pelo Brasil.

Em terceiro lugar na lista dos 50 nomes mais populares aparece Antônio, com 3,5 milhões, seguido de João e Francisco, com três milhões e dois milhões, respectivamente. Na marca superior a um milhão figuram, ainda, Ana, Luiz, Paulo, Carlos e Manoel. 

O levantamento também aponta que Luiz com a grafia com “z” é três vezes mais usado que “Luís” – 1,5 milhão contra 500 mil. Segundo o último Censo, o país tem 190,7 milhões de habitantes. Já o banco de dados da ProScore conta com 165 milhões de CPFs. 
 
Fonte: Icém Caraúbas
 
 
 
Por Paula Graziela

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2011 - P.A. URSULINA - DIA 29/11


Homenageados: Comunidade Local (P.A. Ursulina)
Tema: "Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc. 1, 46-47).
Pregador: Jovanildo Costa



Por Paula Graziela

28 de novembro de 2011

" CONHECENDO O RN " ACARI/RN

Localização no RN:
Localização de Acari

Vista da Cidade:
Vista da cidade


Bandeira:
Bandeira de Acari

Brasão:
Brasão de Acari

Características Gerais:

Aniversário: 11 de Abril
Fundação: 11 de Abril de 1835 (176 anos )
Gentílico: Acariense
Prefeito(a): Antônio Carlos Fernandes de Medeiros (PR) - (2009-2012)
UF: Rio Grande do Norte
Mesorregião: Central Potiguar
Microrregião: Seridó Oriental
Municipios Limitrofes: Currais Novos, São Vicente, Cruzeta, São José do Seridó, Frei Martinho (PB), Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas.
Distância até a capital: 201 Km
População: 11 035 hab. - IBGE 2010
Altitude: 270m
Economia: Agricultura e Pecuaria


Ponto Turístico:
Açude das Gargalheiras

Padroeira de Acari:
Nossa Senhora da Guia


Por Allyson Costa

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2011 - P.A. URSULINA - DIA 28/11


Hoje terá início a Festa de Nossa Senhora da Conceição no P.A. Ursulina. Na programação de hoje acontecerá a Celebração de Abertura, que terá como celebrante Flávio Wagner. Logo após a Celebração acontecrá o hasteamento das Bandeiras.



Por Paula Graziela

ANIVERSARIANTE DO DIA

Ubira - Sítio Mariana, Caraúbas/RN

Citamos também os nomes de Maria Auxi - Sítio Mariana, Caraúbas/RN; e Celineide - P.A. Santa Agostinha, Caraúbas/RN.

A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Feliz Aniversário! São os votos dos que fazem o Informativo Marianense.



Por Paula Graziela

27 de novembro de 2011

BLOG LANÇARÁ NOVO QUADRO: " CONHECENDO O RN "



A partir de amanhã (28/11) sempre às 10hs da manhã, você nosso leitor terá a oportunidade de conhecer o nosso estado, através de postagens falando sobre os nossos municípios do Rio Grande do Norte, a cada dia será um município diferente. Aguarde e aproveite para viajar no nosso estado.



Os municípios do Rio Grande do Norte são as subdivisões oficiais do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, localizado na Região Nordeste do país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado se divide em 167 municípios, sendo a décima terceira unidade de federação brasileira com o maior número de municípios do país e a sétima de todo o Nordeste, sendo superada pelos estados da Bahia, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Ceará e superando Alagoas e Sergipe. Além dos municípios, o estado do Rio Grande do Norte é oficialmente subdividido ainda em dezenove microrregiões (Angicos, Agreste Potiguar,Baixa Verde Borborema Potiguar, Chapada do Apodi, Litoral Nordeste, Litoral Sul, Macaíba, Macau, Médio Oeste, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Serra de São Miguel, Serra de Santana, Umarizal e Vale do Açu) e quatro mesorregiões ( Agreste Potiguar, Central Potiguar, Leste Potiguar e Oeste Potiguar.
A área total do estado é de 52 796,8 km², sendo a 22ª maior do pais, com extensão comparável à extensão territorial da Bósnia e Herzegovina. O município com a maior área é Mossoró, localizado na mesorregião do Oeste Potiguar e microrregião homônima, com 2 110,207 km² de extensão, enquanto o menor é Senador Georgino Avelino, com 26,383 km², localizado na mesorregião do Leste Potiguar e microrregião do Litoral Sul. A população do estado recenseada em 2010 foi de 3 168 027 habitantes, sendo o 16º mais populoso do país. Entretanto, apenas três dos seus municípios apresentam uma população igual ou superior a cem mil habitantes: Natal, Mossoró e Parnamirim.
O Rio Grande do Norte tem como estados limítrofes o Ceará a oeste e a Paraíba a sul, além do Oceano Atlântico tanto a norte quanto a leste. A sede do governo do estado, exercida por Rosalba Ciarlini Rosado, encontra-se em Natal, que é a capital e município mais populoso do estado.
Devido à sua localização geográfica no território brasileiro, o Rio Grande do Norte é conhecido como esquina do continente. É a unidade da federação mais próxima da Europa e da África.

Por Allyson Costa

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NO P.A. URSULINA TERÁ INÍCIO AMANHÃ (28)


O Projeto Assentamento Ursulina se prepara para mais uma Festa de Nossa Senhora da Conceição. A festa terá início amanhã (28) e se estenderá até o dia 08 de dezembro. Este ano, a festa tem como tema "Porque olhou para humilhação de sua serva".

O Blog Informativo Marianense trará a partir de amanhã a programação do novenário de todas as noites.



Por Paula Graziela

VII TRADICIONAL CAMPEONATO MARIANENSE DE FUTSAL


Começa nesta quinta-feira 01/12 mais uma edição da melhor competição esportiva da região, o evento este ano se estenderá até o dia 30/12 e promete ser um dos melhores com várias novidades. Participe!


Por Allyson Costa e Alexandre Bezerra

FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAÚ/RN

Imagem Caraubas Hot News


Por Allyson Costa

26 de novembro de 2011

MEDIDAS SÃO TOMADAS PARA ORGANIZAR O TRÂNSITO NO CENTRO DE CARAÚBAS/RN

Fluxo de veículos está sendo controlado.

Além da feira-livre, outras medidas foram tomadas para a organização do trânsito no Centro de Caraúbas/RN. Apesar dos esforços do Poder Publico Municipal, uma ação mais efetiva se fazia necessário.

Agora, algumas ruas que eram ocupadas por barracas voltaram a ser usadas por motoristas e motociclistas, fazendo com que o fluxo de veículos aconteça com mais rapidez e bem menos transtornos.
Estacionamentos foram isolados.

Os estacionamentos particulares foram isolados e um grupo de homens ajuda na orientação dos cidadãos, em relação aonde pode ou não circular e/ou estacionar.
 
Fonte: Caraúbas HotNews
 
 
 
Por Paula Graziela

IGREJA DE CRISTO DO APANHA-PEIXE CELEBRA 56º ANIVERSÁRIO COM GRANDE FESTA

Uma multidão está sendo esperada na noite deste sábado (26).

A Igreja de Cristo da comunidade de Apanha-Peixe realizará amanhã (26) mais uma grande festa. Numa data marcante será celebrado o aniversário de 56 anos de evangelização na localidade e em outras porções da região.

Uma verdadeira multidão deve prestigiar o evento, que cresceu nos últimos anos, sendo um dos mais importantes do segmento evangélico no município de Caraúbas/RN. Centenas de pessoas, pastores e presbíteros devem comparecer.

Já confirmaram presença os cantores Cícero Nogueira e Ana Paula, que recentemente se apresentou em nossa cidade.
 
Fonte: Caraúbas HotNews
 
 
 
Por Paula Graziela

FEIRA-LIVRE DE CARAÚBAS/RN COMEÇOU A SER REORGANIZADA NESTE SÁBADO

Bancas estão sendo colocadas em espaços determinados.

Por intermédio do Capitão Carvalho, a feira-livre do município de Caraúbas/RN foi reorganizada. A medida começou a vigorar na manhã deste sábado.

Anteriormente, os camelôs, ambulantes e suas bancas e barracas ficavam distribuídos de forma aleatória e muitas vezes desorganizada. Isso dificultava a circulação de veículos e também dos próprios populares.
Vias foram desocupadas para a circulação de veículos e pedestres.

Dessa forma, o espaço destinado aos ambulantes agora é a Travessa Miguel Câmara, situada nos arredores do Brasil e algumas ruas adjacentes.
 
Fonte: Caraúbas HotNews
 
 
 
Por Paula Graziela

25 de novembro de 2011

CONCURSO DA PETROBRAS OFERECE 350 VAGAS PARA CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR


Estão abertas as inscrições para o mais novo processo seletivo público da Petrobras, o segundo deste ano. O edital nº 01/2011 autoriza a oferta de 350 vagas, além de formação de cadastro de reserva para cargos dos níveis médio e superior. A remuneração mínima varia de R$ 2.170,84 a R$ 6.217,19, acrescida de uma série de benefícios, tais como auxílio-creche, auxílio-ensino, complementação educacional, assistência multidisciplinar de saúde, Plano de Previdência Complementar e participação nos lucros e/ou resultados.

Inscrições
Prosseguirão abertas até o dia 13 de dezembro 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, que é a organizadora deste processo seletivo. Quem não dispuser de acesso à Internet poderá se dirigir a um dos locais de inscrição que a FUNDAÇÃO CESGRANRIO disponibiliza, em dias úteis, nos endereços listados no edital (Anexo IV). Os candidatos deverão verificar e imprimir a Confirmação de Inscrição no site da CESGRANRIO, a partir de 18 de janeiro de 2012. 

Taxas  
Para os cargos de nível médio, o valor da inscrição é R$ 35,00, enquanto para o cargo de nível superior é R$ 50,00. 

Provas e outras fases do concurso  
O concurso será constituído de provas objetivas, contendo tanto conhecimentos básicos quantos específicos. Elas serão aplicadas provavelmente no dia 22 de janeiro de 2012, nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Paulo/SP e Vitória/ES. 

Apenas os candidatos ao cargo de técnico(a) de perfuração e poços júnior serão submetidos a exame de capacitação física. Os gabaritos das provas objetivas do concurso Petrobras 2011 serão divulgados na data provável de 23 de janeiro de 2012.

Clique aqui para ver o Edital.

Fonte: Icém Caraúbas



Por Paula Graziela

APESAR DA LUTA DA POPULAÇÃO PELA PAZ, VIOLÊNCIA CONTINUA DANDO AS CARTAS EM CARAÚBAS/RN


Mesmo com os esforços do Judiciário, da Igreja e dos próprios os moradores se mobilizando em favor da paz, o município de Caraúbas/RN parece reviver os seus tempo nebulosos e o passado começa a virar presente.

Como nada foi feito por parte do Governo do Estado as consequências de sua omissão continuam castigando a população caraubense. Na manhã de hoje (25), mais uma vez os caraubenses foram acordados ao som de balas, e duas pessoas foram feridas: Os irmãos Wildo Medeiros de Moura Oliveira e Wigna Medeiros de Moura.

Infelizmente, a violência continua dando as cartas e é bom que o povo de Caraúbas/RN não se deixe enganar por possíveis melhorias. O crime se mostra organizado e, mesmo com todos os esforços e mobilizações dos que querem a paz, a insegurança é a palavra de (des)ordem na "Terra das Caraubeiras".

Fonte: Caraúbas HotNews



Por Paula Graziela

24 de novembro de 2011

MEC OFERTARÁ 100 MIL VAGAS NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO SISU 2012



Na edição 2012, o Sisu está oferecendo 100 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Os candidatos interessados devem estar atentos ao período de inscrições, que será divulgado no site do Ministério da Educação (MEC).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é um dos caminhos para chegar ao Ensino Superior.

Fonte: Caraúbas HotNews



Por Paula Graziela